18 JAN 2013
Macaubal na luta pelo combate a Dengue
Para acabar com o mosquito, é necessária a ajuda de todos
Devido as fortes chuvas ocorridas neste período do ano, águas estão acumulando nos quintais e aumentando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e Febre Amarela. Por isso, a Equipe Municipal de Combate a Dengue de Macaubal, está atenta para orientar a população.

No final de dezembro de 2012, uma pessoa que veio de outro município com Dengue, esteve em Macaubal na semana de transmissão do vírus. A equipe da Sucen de Votuporanga setor 08-3, já fez a nebulização de inseticida em 12 quadras em volta da casa onde o dengoso ficou, mas mesmo assim algum mosquito Aedes Aegypti contaminado poderá ter voado de lá dentro de um carro ou outro meio de locomoção e picar alguém e transmitir a doença na cidade.

Para acabar com o mosquito, é necessária a ajuda de todos os moradores para que retirem dos quintais: latas, garrafas descartáveis, vasilhames de bebidas, pneus, lonas, plásticos, pratos de xaxim, bebedouros de animais em desuso e todos recipientes que possam acumular água. Vale lembrar também que é muito importante conservar as calhas limpas e as caixas de água fechadas, para não criar larvas em cima das casas, colocar areia grossa até encher os pratos de plantas e não manter plantas em água.

Caso alguém comece a sentir os sintomas da dengue como febre alta, dores de cabeça, dor atrás do olho e articulações, manchas avermelhadas pelo corpo entre outras, procure imediatamente o medico. Dengue não é brincadeira, é uma doença grave e pode matar.