18 JAN 2013
Crianças da região veem o mar pela primeira vez
Alunos dos municípios de Turiúba, Macaubal, Nova Luzitânia e Floreal, fazem parte das 1.280 crianças que participam do projeto “Turismo do Saber” da Secretaria de Turismo do Estado
Olhares atentos, sorrisos que teimavam em não sair da boca, estado de êxtase e um misto de ansiedade e medo. Eram mais ou menos estes os sentimentos das crianças da nossa região, na última terça-feira, 15, em seu primeiro encontro com o mar. "Nossa, é muito grande! Ele não tem fim?", era a reação da maioria delas.

As crianças passam cinco dias conhecendo o litoral paulista, com uma programação recheada de passeios divertidos e culturais, como visitas ao teatro, escuna, museus, entre outros. "Nosso cronograma é muito intenso, pois temos muitos pontos turísticos em Santos, e todas as atividades são atreladas a questões pedagógicas", disse a coordenadora do programa na Secretaria de Educação de Santos, Sandra Freitas, parceira do Estado no programa.

Mas o passeio mais esperado era o encontro com o mar. Normalmente, a distância entre estas crianças e o mar é grande. A cidade mais próxima de Santos é Uchôa, que fica a 498 km do município praiano. A mais distante é São João de Iracema, a 642 km.