08 FEV 2013
Municípios da região garantem repasse para serviços socioassistenciais
Juntos os valores ultrapassam os R$ 590 mil
Os prefeitos da nossa região estiveram presentes no último dia 01 de fevereiro em reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. O secretário assinou termos de repasse financeiro do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os Fundos Municipais.

Estiveram presentes os prefeitos João Manoel de Castilho (Floreal), Dorivaldo Botelho (Macaubal), Leonardo Barbosa de Melo (Magda), Douglas Honorato (Monções), Ozinio Odilon da Silveira (Nhandeara), Waldomiro Meneguini (Sebastianópolis do Sul), Mauro Vaner Pascoalão (Monte Aprazível), Luciano Scalon (Nipoã) e Rinaldo Escanferla (Poloni).

Juntos os valores repassados aos municípios da região estão em R$ 593,5 mil. O recurso é aplicado no atendimento direto da população mais carente, onde as prefeituras são responsáveis pelo repasse para as entidades que fazer o atendimento municipal.

O secretário Rodrigo Garcia agradeceu a adesão dos municípios. “2013 é um ano muito bom para o Estado de São Paulo, porque os Programas estão consolidados e o Governo do Estado tem recursos. No ano passado houve um aumento significativo do repasse Fundo a Fundo. A divisão foi justa porque considerou o número de famílias vulneráveis na cidade. O sistema de transferência de recursos de São Paulo é um dos mais modernos do Brasil, mas precisamos desburocratizar ainda mais. Muitas cidades têm dificuldades de gastar o recurso e acabam devolvendo dinheiro não porque não precisa, mas por causa da burocracia”, disse.

Rodrigo falou ainda sobre as principais ações da secretaria, entre elas a Creche Escola e o São Paulo Amigo do Idoso. Entre fevereiro e março o governador Geraldo Alckmin tem a intenção de assinar os termos de adesão ao Programa Creche Escola com os municípios que ainda não assinaram.

Sobre o São Paulo Amigo do Idoso, o secretário disse ser fundamental o preparo dos municípios para oferecer um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. “O nome escolhido para o Programa não são só palavras. Hoje temos 4,8 milhões de idosos paulistas. Todos os municípios estão convidados a aderirem ao Selo Amigo do Idoso para conseguirmos, em breve, ser de fato um Estado Amigo do Idoso”, concluiu.

Os municípios de Gastão Vidigal, Nova Luzitânia, Turiúba e União Paulista estarão assinando o convênio em uma próxima oportunidade.

Valores repassados pelo Governo do Estado às Prefeituras, para cofinanciamento de serviços socioassistenciais

Município...................Total repasse + Acréscimo do Piso Social Paulista

Floreal.....................R$ 39.954,60