20 SET 2013
Macaubal está apto a assinar convênios com o Governo Federal
Pendência junto ao CAUC/SIAFI referente à prestação de contas de 2011 foi sanada
O prefeito Dorivaldo Botelho, o Kiko, após nove meses a frente da Prefeitura Municipal comemora o fato do município voltar a receber recursos por meio de Convênios Federais. Tudo isso porque o chefe do executivo conseguiu resolver a pendência que Macaubal possuía junto ao CAUC/SIAF - Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Macaubal estava com a prestação de contas de uma ambulância que havia sido reprovada em 2011. Foi pedido reanálise da prestação com fotos que comprovam a conclusão do objeto, enquanto isso o município ficou com o nome no CAUC/SIAFI impossibilitado de assinar convênios federais. O prefeito foi a Brasília e com a ajuda da assessoria do Deputado Federal Otoniel Lima – ele intermediou junto ao Fundo Nacional de Saúde –, conseguiram dar andamento no processo e foi liberado o nome do município. “Agora que resolvemos essa pendência, o município está apto a assinar novos convênios com o Governo Federal”, comemora o prefeito Kiko. Outra questão que foi resolvida na mesma viagem foi junto ao Ministério do Turismo, este o município terá que prestar contas e se não for aceita, terá que devolver o dinheiro.

O município deve assinar em breve três novos convênios junto ao Governo Federal para aquisição de veículos, são eles: pá carregadeira, motoniveladora e um ônibus.

Com o Governo do Estado também foi firmado um acordo para colocar em ordem uma pendência referente à Estação Elevatória de Esgoto. Na época, o município assinou o convênio para a construção, recebeu o valor de R$ 30 mil para compras de materiais, gastou apenas R$ 9 mil e teria que devolver o restante. “Como já passou muito tempo, teremos agora que devolver o valor com juros e correções. Fechamos o acordo de fazer a devolução de R$ 49 mil em 36 meses”, afirma o prefeito.

Colocando a Casa em ordem, o prefeito Kiko espera no ano que vem não ter mais nenhuma dívida. “A prefeitura hoje ainda deve cerca de R$ 1,8 mi, eu quero em 2014 não ter mais nenhuma dívida”, diz.

Conquistas recentes

Durante os nove meses a frente do município, o prefeito Kiko soma algumas conquistas interessantes.

Na área da saúde, por exemplo, o município passou por uma reestruturação. Foi nomeada uma nova Secretária. A Santa Casa também possui nova administração, com dinheiro em caixa, médico 24 horas e conta com aumento de repasse da prefeitura no valor de R$ 75 mil por mês, além de cumprimento do plantão dos ambulanceiros. “As mudanças na saúde não param por aí. Vamos fazer a ampliação do Centro de Saúde no valor de R$ 216 mil e ganhamos mais R$ 512 mil para construção de uma nova unidade para implantação da ESF (Estratégia Saúde da Família) ao lado do Posto de Saúde, faremos um complexo no local”, destaca Kiko.

Recentemente o prefeito também assinou dois convênios no valor de R$ 250 mil cada, um para a construção de um Centro de Convivência do Idoso e o outro para construção de uma Pista de Caminhada na beira da rodovia, aguardando apenas a liberação do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

O município também receberá a Creche Escola, um programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação com objetivo de ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. O projeto prevê um investimento de R$ 1,5 mi (obras e equipamento). A contrapartida do município é oferecer um terreno plano com 2 mil metros quadrados. Em Macaubal, a unidade será construída na área institucional do Jardim Florença.

Novos projetos

As conquistas para o município não param por aí. Com novas ideias, o prefeito Kiko pretende retomar o projeto da Lagoa de Tratamento de Esgoto e também fazer a aquisição de um terreno de 10 mil metros quadrados para construção de um Fórum. “São dois projetos muito importantes para Macaubal. Além disso, já fiz também vários outros pedidos, como: infraestrutura, caminhão, van e ambulância. Estou otimista com o que está por vir”, finaliza.
Autor: Daniel de Paula