23 AGO 2013
SAÚDE E BELEZA
Nova secretária de saúde toma posse em Macaubal
Principal meta é a implantação da Estratégia Saúde da Família
No último dia 19 de agosto, foi nomeada a nova secretária de saúde de Macaubal, Ana Lucia Narvaes, 49 anos. Ela assumiu o desafio de guiar e melhorar o sistema de saúde do município, cuja meta principal é a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Ana foi escolhida para o cargo pela sua experiência de mais de 20 anos como agente de saúde municipal, por isso, não acredita encontrar grandes dificuldades. “Nesse primeiro momento estou me inteirando de tudo, para então traçar planos e ações para o setor”, afirma.

Algumas metas já foram estabelecidas, entre elas, trabalhar pela promoção da saúde, prevenção e também mudar o sistema para ESF. “Vamos mudar o olhar da saúde do nosso município. Quando se fala em hospital a primeira coisa em que pensamos é em doença e remédio. Vamos trabalhar na promoção da saúde e acolher esses pacientes que nem sempre precisam apenas de remédio, mas sim de serem ouvidos”, analisa Ana.

O município já conta com alguns novos serviços implantados como a acupuntura e a terapia comunitária.

Segundo a secretária, a nova administração trabalha em prol a população com objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos. “Vamos em busca de mais recursos para o município aplicar em políticas públicas da saúde”, destaca.

Outro importante passo a seguir é analisar o que está legal e o que não está. “O que estiver bom vamos dar continuidade e o que não estiver, daremos novos direcionamentos, sempre com objetivo de chegar até a população com atendimentos de qualidade”, disse Ana.

Com auxílio de uma empresa de consultoria em saúde, já foram levantados vários pontos de mudança, entre eles: adaptação de salas e capacitação de profissionais. “Quem cuida também precisa ser cuidado, por isso vamos oferecer estrutura de trabalho e capacitação aos profissionais”, ressalta a secretária.

Ana finaliza agradecendo a população. “Agradeço a todos pela confiança depositada em mim durante as visitas quando eu era agente de saúde e espero também essa confiança no trabalho como Secretária de Saúde”.

Autor: Daniel de Paula